Homem de 53 anos é preso por injúria racial a cinco pessoas em Minas Gerais

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

Um homem de 53 anos foi preso na tarde dessa quarta-feira (31 de janeiro de 2024) em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, acusado de injúria racial contra cinco pessoas. Segundo a Polícia Civil, ele ofendeu duas mulheres, de 44 e 50 anos, e um homem, de 32, além de outras duas vítimas que foram identificadas durante as investigações.

O caso foi registrado na última sexta-feira (26 de janeiro), quando uma das vítimas procurou a delegacia para denunciar o suspeito. A polícia teve acesso a áudios e vídeos que comprovaram as ofensas, que envolviam elementos referentes à raça, cor, etnia ou origem das vítimas.

A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva do homem, que foi concedida no sábado (28 de janeiro). Ele estava foragido, mas foi localizado e preso na quarta-feira. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde responderá pelo crime de injúria racial.

O que é injúria racial? Qual a pena para este crime?

O crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém usando elementos relacionados à raça, cor, etnia ou origem. Desde janeiro de 2023, a legislação brasileira equiparou a injúria racial ao crime de racismo, que é um crime contra a coletividade. A pena para a injúria racial aumentou de 1 a 3 anos para de 2 a 5 anos de reclusão. Para saber mais sobre a diferença entre racismo e injúria racial, você pode consultar o site Jusbrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *